Alimentação e Espiritualidade

Created

R. A dieta vegetariana desempenha um papel na vida espiritual. A pureza é de extrema importância para um aspirante. Esta pureza temos de a criar no corpo, no vital e na mente. Quando comemos carne, a consciência agressiva do animal entra em nós. Os nossos nervos tornam-se agitados e inquietos e isto pode interferir com a nossa meditação. Se um buscador não parar de comer carne, geralmente não obterá experiências subtis ou visões subtis.

Até determinada altura a consciência animal foi necessária para seguirmos em frente. Os animais são por natureza agressivos, mas, ao mesmo tempo, há alguns empurrões dinâmicos na consciência animal no sentido da evolução. Se não tivéssemos tido qualidades animais, teríamos permanecido inertes como as árvores, ou teríamos permanecido na consciência da pedra onde não existe crescimento ou movimento. Mas desafortunadamente a consciência animal contém também muitas qualidades obscuras e destrutivas. Atualmente entramos na vida espiritual pelo que o papel da consciência animal não é mais necessário nas nossas vidas. Vindos da consciência animal entramos na consciência humana, e agora estamos a tentar entrar na consciência divina.

As doces qualidades das frutas e vegetais ajudam-nos a estabelecer, quer na nossa vida interior quer exterior, as qualidades da doçura, sensibilidade, simplicidade e pureza. Se formos vegetarianos, tal ajudará o nosso ser interior a fortalecer a sua própria existência. Interiormente estamos a orar e a meditar; exteriormente, a comida que ingerimos da Mãe-Terra ajuda-nos também, dando-nos não só energia mas aspiração.

Algumas pessoas sentem que é a carne que lhes dá energia. Mas se procurarem mais fundo, irão descobrir que é a sua própria ideia sobre a carne que lhes dá a energia. Podemos mudar essa ideia e sentir que não é a carne mas sim energia espiritual presente no corpo que nos dá a força. Essa energia advém da meditação assim como de alimentação adequada. A força que conseguimos obter da aspiração e meditação é infinitamente mais poderosa do que a força que podemos obter da carne.

Muitos seguidores espirituais chegaram à conclusão de que um vegetariano está numa posição de progredir mais rapidamente na vida espiritual. Mas a par de uma dieta vegetariana, devemos orar e meditar. Se alguém tem aspiração, a dieta vegetariana irá ajudar consideravelmente; a pureza do corpo ajudará a aspiração interior a tornar-se mais intensa e cheia de alma. Mas uma vez mais, se alguém não for vegetariano, isso não significa que não irá progredir na vida espiritual ou que não será capaz de realizar Deus.

Texto retirado do livro “Meditação” de Sri Chinmoy