Para além da mente

Updated

Para além da mente

Na iluminação, visão e realidade são um só. Estás sentado acolá e eu estou em pé aqui. Digamos que sou a visão e tu és a realidade. Tenho de olhar para ti e entrar em ti a fim de te conhecer. Mas na meditação suprema realidade e visão são um só. Onde tu estás eu também estarei; onde eu sou, tu és. Nós somos um. É por isso que na meditação mais elevada não precisamos de pensamentos. Na meditação mais elevada o conhecedor e a coisa conhecida são um só.

Mesmo a reflexão, que é uma espécie de pensamento tranquilo e introspetivo, está longe da vastidão disciplinada da meditação. No momento em que começamos a pensar, estamos a jogar com limitações e servidão. Os nossos pensamentos, não importa quão deliciosos ou suaves no momento, são dolorosos e destrutivos pois eles limitam-nos e aprisionam-nos. Na mente pensante não existe realidade. A cada momento estamos a construir um mundo e no momento seguinte estamos a destruí-lo. A mente tem um propósito, mas no caminho espiritual temos de ir bem para além da mente onde encontramos a paz eterna, eterna sabedoria e eterna luz. Quando vamos para além do pensamento com a ajuda da nossa meditação e aspiração, somente aí poderemos ver e desfrutar da Realidade de Deus e Visão de Deus simultaneamente. 

Purificar a mente 

A mente é quase sempre impura e constantemente traz pensamentos pouco aspirantes. Mesmo quando não está a fazer isto, a mente é ainda vítima de dúvida, inveja, hipocrisia, medo e outras qualidades não divinas. Todas as coisas negativas atacam primeiro a mente. A mente pode rejeitá-las por um minuto, mas novamente elas batem à porta da mente. Esta é a natureza da mente. O coração é muito, muitíssimo mais puro. Afeto, amor, devoção, entrega e outras qualidades divinas existem atualmente no coração. É por isso que o coração é muito mais puro que a mente. Mesmo que tenhas medo ou inveja no coração, ainda assim as boas qualidades do coração virão à tona. Mas uma vez mais, o coração pode não ser totalmente puro pois o ser vital está perto do coração. A energia vital inferior, que se encontra perto do umbigo, tende a subir e tocar o centro do coração. Isto faz o coração impuro pela sua influência e proximidade. Mas ainda assim o coração não é como a mente, que deliberadamente abre a porta às ideias impuras. O coração é de longe melhor que a mente. E melhor é a alma. A alma é toda pureza, luz, alegria e divindade.

Tornar-se a alma.

Para purificares a tua mente, a melhor coisa a fazer é sentir todos os dias por alguns minutos durante a tua meditação que não tens mente. Diz para ti mesmo “Eu não tenho mente, Eu não tenho mente. O que eu tenho é coração”. Depois passado algum tempo sente “Eu não tenho coração. O que eu tenho é alma”. Quando dizes, “Eu tenho a alma”, nesse momento serás inundado de pureza. Mas terás de ir mais longe e profundo dizendo não somente, “Eu tenho a alma”, mas também, “Eu sou a alma”. Nesse momento, imagina a mais bela criança que algum dia viste e sente que a tua alma é infinitamente mais bela que essa criança.

No momento em que consigas dizer e sentir, “Eu sou a alma”, e meditar nesta verdade, a infinita pureza da tua alma irá entrar no teu coração. Em seguida, do teu coração, a infinita pureza irá entrar na tua mente. Quando conseguires verdadeiramente sentir que és apenas alma, a alma irá purificar a tua mente.

Texto retirado do livro “Meditação” de Sri Chinmoy