Depressão – O veneno e o antídoto

Created

O veneno e o antídoto

A depressão é um forte poder não divino que destrói o próprio fôlego da alegria. Será que a depressão nos ajuda de alguma maneira? Nunca. Se te tornares deprimido, então estás a piorar os teus problemas. Deves tentar ser o mais alegre possível. Se conseguires estar alegre, então automaticamente metade da tua febre espiritual desaparecerá.

Diz para ti mesmo: “Se a minha origem é Deus, o absoluto, infinita Luz, então algum dia eu estou compelido a regressar à Origem. Durante a minha estadia na terra, eu tenho tido desafortunadamente algumas experiências pouco saudáveis e mesmo destrutivas. Agora eu tenho de me ver livre delas. Para isso, tenho de me concentrar somente em coisas divinas que me irão preencher e não em coisas que se atravessaram no meu caminho.” Desta forma podes conscientemente chamar a luz divina para que entre no teu sistema inteiro e o teu quarto-escuro-depressão será transformado num quarto luminoso.

Deixa-me dar-te um exemplo. Se fores desclassificado numa corrida, o que farás? Irás esperar por um outro dia e tentar de novo alcançar a meta. Se parares de tentar apenas porque tiveste uma experiência infeliz, nunca conseguirás alcançar a meta. Do mesmo modo, uma triste experiência não poderá ser a última experiência. Considera-a como uma nuvem que passa. Irás definitivamente sair desta nuvem. Uma pessoa sensata tomará uma má experiência como um desafio, uma oportunidade para encarar uma realidade desagradável com um sorriso animado. Um tolo irá amaldiçoar o seu destino e amaldiçoará os outros. Ele irá sentir que este tipo de azar lhe acontece unicamente a ele. Qualquer experiência na vida pode ser significativa e benéfica se a aceitarmos adequadamente.

Se sabes que tomaste o veneno-depressão, deves então tomar o seu antídoto: alegria. Podes conseguir isto lembrando-te que um dia já foste alegre e o que essa alegria fez para te ajudar.

Alegre gratidão

Uma maneira especial de oferecer gratidão a Deus é através da alegria permanente. Temos de estar alegres se quisermos estar verdadeiramente gratos. Na felicidade espiritual, na felicidade que advém da aspiração e da autoentrega, a gratidão impera. Quando temos alegria interior não necessitamos de procurar por gratidão aqui e acolá. Na nossa alegria devota, na nossa alegria sentida, estamos destinados a descobrir uma gratidão crescente para com o Supremo.

Alegria é a perceção consciente da nossa divindade interior. Quando estamos contentes, não criticamos Deus. Pelo contrário, mostramos a nossa gratidão. Podes manter alegria espontânea pensando no que eras e sentindo gratidão por aquilo em que te tornaste. Observa os progressos que fizeste e, na força desses progressos, sente que estás a correr em direção ao teu objetivo.

Ousado entusiasmo e alegria duradoura

Podem alcançar tudo na terra

Sem falhar.

Sem respirar energia-vida não seremos capazes de sobreviver. Do mesmo modo, sem paz não vivemos e não conseguimos viver como verdadeiros seres humanos.

Precisamos desesperadamente de paz – paz interior, paz exterior. Como é possível que não tenhamos paz, que é tão importante na nossa vida? Não temos paz devido à nossa sede de possuir. Desejamos possuir o mundo, mas quando aumentamos as nossas posses materiais, percebemos que   ainda somos verdadeiros pedintes. Não importa o que adquirimos na nossa vida, quando olhamos à nossa volta   vemos que alguém tem aquela coisa em maior quantidade e perdemos a nossa paz de espírito. Tornamo-nos vítimas da preocupação, ansiedade, depressão e frustração, as quais são sempre seguidas pela destruição.

Ó buscador,

A alegria da sua vida-desejo

Não é senão a sua tristeza

Mascarada.

Todos os dias há apenas uma coisa a aprender: como ser verdadeiramente feliz. 

É sempre melhor ser sinceramente feliz. Esta é a meta. Choremos por felicidade. Se é sinceramente infeliz, use o antídoto. Seja mais espiritual. Intensifique o seu choro interior. Assim, a sua infelicidade será iluminada. O seu choro interior fará a sua infelicidade desaparecer. Mas não se limite à falsa felicidade. Tal como uma moeda falsa, ela será detetada. Até mesmo você a identificará.

Se é predisposto à depressão,

Não pode ser um aluno

Na escola-Terra-transformação de Deus

Textos retirado dos livros  “Asas da Alçegria” e ” A Jornada”  de Sri Chinmoy