Ultrapassar a Dúvida

Updated

Duvidando de Deus

Se duvidares de Deus, Deus não irá perder nenhuma das Suas infinitas capacidades. Podes duvidar da existência de Deus se assim quiseres, pois Ele não está diante de ti, não O podes ver ou conscientemente sentir.

Podes ter fé absoluta na existência de Deus, mas poderás duvidar da compaixão de Deus. Poderás dizer: “Será Deus assim tão compassivo? Eu fiz tantas coisas erradas na minha vida. Será que Ele me irá dar a Sua Luz de Sabedoria? Porque é que Ele me mostraria a Sua Compaixão incondicional?” Para conquistar este tipo de dúvidas, lembra-te que um dia foste uma alma no reino das almas. Quem trouxe a tua alma para este mundo? Foi Deus. Antes de estares consciente da tua espiritualidade, divindade e realidade, Deus deu-te a vida. Deus deu-te a mensagem da divindade. Agora mesmo podes ver o quanto Deus te deu, mesmo que conscientemente nunca tenhas pedido por estas graças. Tudo te chegou pela tua alma. Quem criou a tua alma? Deus. Quem ta ofereceu? Deus. Quem te irá realizar através da tua alma? Novamente será Deus. Como vês podes facilmente parar de duvidar da Bondade de Deus.

O propósito de Deus é realizar-se a Si mesmo e manifestar-Se na Terra. Se conscientemente aspirares, então será mais fácil para Ele realizar-Se e manifestar-Se através de ti. Se Lhe ofereceres a tua sinceridade e a tua aspiração, darás um passo na Sua direção, e Ele dará noventa-e-nove passos na tua direção. Tu dás aquilo que conseguires e Deus dar-te-á não só o que Ele tem, mas também aquilo que Ele é. O que Ele tem é infinita Bondade e o que Ele é, infinita Luz.

Meu Senhor Supremo,

O que farás por mim

Se eu te der o meu coração florido de fé?

“Meu filho

Eu livrarei a tua mente

De todas as suas dúvidas replicadoras

Amigos e inimigos internos

A dúvida é possivelmente o maior ladrão da tua vida interior. Ela irá levar toda a tua preciosa riqueza interior. Dúvida é um veneno lento. Porquê? Porque a dúvida começa a duvidar de si mesma. Hoje duvidas de alguém e amanhã duvidas de ti mesmo. Hoje chegas a uma conclusão e amanhã uma nova vaga de dúvidas irá envolver-te. Isso não significa que a dúvida de hoje tenha desaparecido. Não, ela foi apenas substituída por uma dúvida nova.

Mantiveste a dúvida como amiga durante muito tempo. Se não tivesses sentido que a dúvida era uma verdadeira amiga, não terias ficado com ela. Mas no momento em que sentires que um amigo melhor entra na tua vida, não irás agir como um tolo. Dirás, “Agora um novo amigo entrou na minha vida, e eu sei que este amigo me irá levar a um objetivo superior.”

Os teus novos amigos são a fé e a coragem. Estes dois amigos estiveram sempre a teu lado, mas tu não te tens sentado com eles. Se realmente mudares de amigos, o que acontece? A princípio, os teus antigos amigos, medo e dúvida, tentarão trazer-te de volta. Eles não quererão perder a tua amizade. Mas cedo irão sentir que está para além da sua dignidade relacionarem-se contigo. Eles dirão, “Tudo bem, deixem-no ir, deixem-no ir. Se ele não se importa connosco, se ele não precisa de nós, então nós também não precisamos dele.”. É como o orgulho humano. Quando perdemos um amigo, no princípio tentamos reavê-lo como amigo. Quando vemos que isso é um caso perdido, o nosso ego aparece. Dizemos, “Se ele não precisa de nós, então nós também não precisamos dele.” Desta forma, a dúvida e o medo irão deixar-nos quando travarmos amizade com a fé e a coragem.

No mundo interior

Posso ter sol o dia inteiro,

Pois a minha fé interior está fundada

Na infalível Luz-Prometida de Deus.

Ultrapassar a dúvida

A melhor e mais eficaz forma de conquistar a dúvida é sentir que tu és todo certeza. Sente que és todo coragem. Tenta sempre identificar-te com o positivo. Agora mesmo, infelizmente, podes estar a identificar-te com a dúvida, sentindo que essa é a realidade. Mas se mudares a tua atitude, então irás dizer que a dúvida não é a realidade, o medo não é a realidade; a verdadeira realidade é a fé, a verdadeira realidade é a coragem. Como conseguirás isto? Se a dúvida entrar, tens de pensar no seu antídoto que é a fé. Se a dúvida entrar na tua mente, imediatamente recita a palavra “fé”. Diz somente, “Eu sou a criança de Deus; então como posso duvidar de mim mesmo, como posso duvidar dos outros, como posso duvidar de Deus?”

Nunca poderemos conquistar a dúvida apenas por desejar fazê-lo. Temos de consegui-lo através de um esforço consciente. Se nos identificarmos com a mente, não teremos o poder de conquistar a dúvida, pois a mente por si mesma, consciente ou inconscientemente, nutre a dúvida. A alma tem mais poder do que a mente. Devemos tentar salvar-nos com a luz da alma. Todos os dias, antes que a dúvida tenha a oportunidade de entrar na tua mente, devemos tentar sentir que a alma está não apenas a proteger-nos, mas também a dar-nos uma vida nova – uma vida de constante e abundante fé, não somente em Deus mas também em nós próprios.

A dúvida irá deixar-nos quando sentirmos que estamos destinados a servir Deus nalgum propósito. Obtemos um tremendo poder da palavra “destinado”. Esta palavra envolve coragem ilimitada. Mesmo se alguém é fraco por natureza, se esse alguém disser que está destinado a trabalhar para Deus, então imediatamente, do mundo interior, o heroísmo aparecerá. Ele irá enfrentar qualquer obstáculo com uma força e uma determinação interior que o irão surpreender.

Obstáculos podem chegar sob a forma de impurezas, obscuridades, inveja, medo e dúvida, mas a palavra “destinado” irá esmagar o orgulho de todas as forças negativas. Tudo o que é não divino terá de render-se a esta palavra. Deste modo, se tivermos a convicção interior e exterior que nos diz que estamos destinados a servir Deus, então o objetivo será atingido, sem falha.

Textos retirados do livro “Asas da Alegria” de Sri Chinmoy