Transformação do Corpo

Updated

Pergunta: Quão importante para um aspirante é manter-se fisicamente em forma?

Sri Chinmoy: A aptidão física é de grande importância na nossa vida. Se o corpo estiver em boas condições, então podemos executar bem todas as nossas atividades da vida. Portanto, é importante fazer exercícios físicos todos os dias, a fim de se tornar forte, saudável e dinâmico. Se estamos fisicamente bem seremos capazes de manter as doenças e outros hóspedes não convidados de entrarem em nós.

No passado, as pessoas cuidavam da aptidão do corpo porque  sabiam que se  tivessem um corpo saudável, então seriam capazes de ficar na terra mais tempo. Se fossem pessoas espirituais, sentiam que um corpo saudável permitia continuar orando e meditando por muitos mais anos. Durante semanas e meses, podemos sofrer tanto fisicamente como espiritualmente.

Temos o corpo e temos a alma. Uma pessoa espiritual tem que dar igual importância tanto ao corpo como à alma. Se prestar atenção apenas ao corpo, torna-se  fisicamente forte, mas espiritualmente muito fraco. Então, para ele, não haverá paz mental ou felicidade interior. Também, se  prestar atenção somente à oração e à meditação e negligenciar o corpo, então o  seu corpo não será um instrumento perfeito para revelar e manifestar Deus. Pela manhã, tentará orar a Deus, mas terá de parar porque  tem uma dor de cabeça, uma dor de estômago e assim por diante.

Se alguém não fizer qualquer exercício, então o físico permanecerá parado, letárgico e um verdadeiro obstáculo para o aspirante. Se a consciência física não aspira, permanecerá separada da alma. Então fica claro que o indivíduo nunca será capaz de atingir a perfeição. O físico tem que aspirar à sua própria maneira para aumentar a sua capacidade para que possa manter a luz. Então o físico contribuirá para o espirito e você será capaz de aspirar e manifestar muito mais. Assim, a aptidão e a espiritualidade devem estar juntas. É como ter duas pernas. Com uma perna eu não posso andar; Eu preciso de duas pernas para chegar ao meu destino.

“Se  tem uma alma,
Que existe,
Então  deve pedir à sua alma
Para mostrar a sua luz- vitória
Dentro da sua sala – corpo.”

 

Pergunta: Qual é a importância da aptidão física?

Sri Chinmoy: Com a aspiração da nossa alma e a nossa dedicação e rendição interior, seremos capazes de alcançar a Verdade Suprema. Depois de atingirmos o Supremo, temos de aceitá-Lo manifestando-O na Terra.

Mas para manifestar o Supremo, o Altíssimo, na terra, a aptidão física é absolutamente necessária. Se quisermos revelá-Lo e manifestá-Lo, o corpo deve ser nosso instrumento divino. Se o físico não está bem, a manifestação não pode ocorrer de forma alguma, ou pode ocorrer apenas numa extensão muito limitada. Por essa razão, temos de prestar alguma atenção ao desporto e ao exercício. Caso contrário, estaremos fracos e doentes o tempo todo. Isso não significa que devemos ser os corredores mais rápidos do mundo ou os melhores atletas. Mas devemos manter o corpo preparado, de acordo com a necessidade do nosso desenvolvimento interior.

O corpo precisa de um treino adequado para que possa receber a mensagem da alma. Se o corpo estiver forte e saudável, pode receber a mensagem da alma sem reservas, e podemos  tornar-nos um recetáculo perfeito, um perfeito instrumento. Nessa altura, a aspiração da alma e a aspiração do corpo atuam juntas.

Por favor, faça exercícios regularmente. O seu corpo forte será um dia necessário para a manifestação do Supremo. Quanto mais elevado, mais profundo estiver, mais será necessário para si  revelar e manifestar a sua divindade interior; E para essa manifestação, a aptidão física é de primordial importância.

“Eu preciso de 
Energia vital
Eu preciso de
Equilíbrio mental
Eu preciso de
Opção psíquica
Eu preciso de
Pensamento e ação
No meu Deus.”

Pergunta: Com que finalidade temos um corpo físico?

Sri Chinmoy: A alma, que é uma parte divina de Deus, consciente, tem de viver dentro do corpo físico para progredir. Dentro da igreja está o altar. Da mesma forma, o corpo é um templo, e dentro do templo está o santuário, a alma. O corpo é a nossa proteção externa. E, ao mesmo tempo, o nosso instrumento de manifestação. Sem o corpo a alma está indefesa. Até que a manifestação ocorra no mundo físico, não podemos oferecer a Verdade real ao mundo em geral. O propósito do corpo é manifestar a Realidade da alma. A alma precisa do corpo para manifestar a Verdade, a Verdade divina; O corpo precisa da alma para perceber a mais alta Verdade.

Quando a alma nos inspira a fazer algo, também nos dá a capacidade necessária para fazer. Infelizmente, as partes não aspirantes, corpo, vital e mente não obedecem aos ditames da alma. O corpo, o vital e a mente dão-nos mensagens mas essas mensagens não são os ditames internos da alma.

Os desejos do corpo muitas vezes contradizem diretamente as necessidades divinas da alma, porque este corpo material é a verdadeira inconsciência.

Quando uma pessoa começa a aspirar conscientemente, todo o seu ser gradualmente começa a aspirar. A sua alma aspira, o seu coração aspira, a sua mente aspira, o seu vital aspira e, finalmente, o seu corpo aspira. Quando o físico do aspirante começa a tornar-se uno com a inspiração e a aspiração da alma, então a Luz de Deus pode encontrar um recetáculo em si.

“A não ser que o corpo
Se torne um servente disposto
Da alma,
Não se pode manifestar
Um Piloto Interior
Na terra.”

 

Pergunta: A sua filosofia diz que o corpo é sempre um obstáculo na comunicação com Deus e nunca pode ser parte da nossa auto-oferta a Deus?

Sri Chinmoy: Não, o corpo não precisa de ser sempre um obstáculo para a realização de Deus. É verdade corpo está inconsciente agora. Mas nem sempre será assim. Um bebé é inconsciente, mas isso não significa que não vai crescer na infância, adolescência e idade adulta. Consideremos o corpo como uma criança inconsciente. A criança crescerá através da nutrição interior que recebe da alma na força da sua aspiração.

Quando uma criança vai para a escola, recebe conhecimento. Também ganha sabedoria interior no dia a dia. Da mesma forma, quando oramos, concentramo-nos e meditamos, invocamos a Luz dentro de nós e, esta Luz tenta permear toda a nossa existência exterior.

Está absolutamente certo quando diz que o corpo é um obstáculo. É um obstáculo por um longo tempo, até que a Luz da alma avance e se encarregue do corpo. Mas se diz que o corpo estará constantemente e eternamente contra a alma, então está a cometer um erro. Se o corpo permanecesse permanentemente contra as possibilidades da alma, então ninguém seria capaz de realizar Deus. Pois a realização de Deus ocorre somente neste planeta, somente na terra.

No início, é absolutamente verdade que o corpo está contra o progresso da alma. Mas chega um momento em que a alma sobressai e obriga o corpo a tornar-se o seu instrumento fiel e perfeito. Esta conquista representa a vitória do corpo e da alma. Quando a alma conscientemente faz o corpo sentir o que deve fazer e quando o corpo está disposto a ouvir os ditames da alma, então o corpo e a alma correm juntos. Nessa altura, a realização, a revelação e a manifestação tornam-se inevitáveis. Quando avançamos, quando estamos a chegar ao nosso objetivo, vemos que a consciência física está totalmente fundida com a consciência psíquica, e vemos o corpo transformado na sua luminosidade. A alma e o corpo tornam-se parte integrante da única Verdade e, essa Verdade é Deus o Infinito.

Há um piano e há um pianista. Ambos são necessários igualmente para produzir música. Se não houver nenhum instrumento, como pode o pianista tocar? E, também, se não houver pianista o piano não pode funcionar.

 Da mesma forma, a alma utiliza o corpo para cumprir a sua missão mais elevada. E o corpo precisa da alma para dar propósito à sua existência, para realizar o Mais Elevado.


“A capacidade do corpo é limitada
Do seu, do meu, o de todos.
Mas a capacidade da alma é ilimitada
A sua, a minha, a de todos .”

Pergunta: Eu entendo que você coloque grande importância em cuidar do corpo físico. Poderia dizer-me por que faz isso?

Sri Chinmoy:  Você vem do Japão. No Japão, digamos, há um templo xintoísta com um santuário bonito. Se valoriza o santuário e tudo o mais que está dentro do templo, irá certificar-se de que o templo é mantido em bom estado de modo a que não seja danificado se houver uma tempestade. Se o templo não está em boas condições, então o santuário não pode durar. Da mesma forma, dentro do corpo está o coração e a alma. O santuário está dentro. Nós temos que fazer do corpo um instrumento apto para abrigar o santuário; Temos de manter os alicerces do templo em bom estado se nos preocupamos com o que está dentro do templo.

Estou a tentar tornar-me bom, melhor, o ideal – não para te derrotar, mas para te amar melhor.  Quanto maior progresso posso fazer física, vital, mental e psiquicamente, quanto mais amor, mais alegria e mais boa vontade lhe vou poder oferecer. Se eu me tornar uma pessoa melhor, então posso dar-te as minhas boas qualidades.

Mas se eu continuar a ser uma pessoa má, então não terei nada para te dar. Se eu não prestar atenção ao corpo físico e manter o corpo em forma a minha vida espiritual sofrerá e eu não poderei oferecer-lhe a minha boa vontade, amor e alegria na minha oração e meditação. É por isso que a saúde física é de grande importância.

“Esforce-se duro,
Procure rápido,
Para encontrar
O corpo da verdade.
Não cedam à cega letargia.
Não se apeguem à fraqueza da noite.”


Pergunta: Como se pode divinizar o corpo humano?

Sri Chinmoy: Existem dois métodos para divinizar e transformar o corpo. Um é através da aspiração constante, para o físico aspirar junto com a alma. O outro é através da evolução. Depois de voltar para a região da alma e retornar à Terra muitas vezes, a alma vai gradualmente chegar a um estágio em que será capaz de agir aqui na terra da maneira que o Supremo quer. Nessa altura, estará em condições de transformar o corpo, de dentro.

“O seu corpo não foi feito
Para percorrer a pista da letargia.
O seu corpo foi concebido
Para desafiar a morte para um duelo constante.”

 

Excerto do Livro “Segredos Espirituais da Saúde” de Sri Chinmoy