Sri Chinmoy

large_mestre-piqunino.jpgCurta Biografia

Nascido Chinmoy Kumar Ghose, na pequena aldeia de Shakpura em Bengala Oriental (hoje Bangladesh) em 1931, Sri Chinmoy era o mais novo de 7 filhos. Em 1944, depois de ambos os seus pais terem falecido, com 12 anos de idade Sri Chinmoy entrou no Ashram de Sri Aurobindo, uma comunidade espiritual perto de Pondicherry, no sul da Índia. Aqui ele passou os próximos 20 anos em prática espiritual – incluindo longas horas de meditação, prática de atletismo, escrita de poesia, ensaios e cânticos espirituais. No início da adolescência, Sri Chinmoy teve muitas experiências interiores profundas, e nos anos seguintes alcançou estados muito avançados de meditação. Em 1964 mudou-se para Nova Iorque, para compartilhar sua riqueza interior com aspirantes sinceros no Ocidente.

Sri Chinmoy vê a aspiração – o incessante anseio do coração por realidades sempre mais elevadas e mais profundas – como a força espiritual por trás de todos os grandes avanços na religião, cultura, desporto e ciência. Ao viver no coração e aspirando por auto-transcendência contínua, homens e mulheres podem apresentar o melhor em si mesmo e encontrar seu caminho para a verdadeira satisfação. Em suas palavras:

“Nosso objectivo é ir do excelente para o mais excelente, de alto a mais alto. E, mesmo nas alturas, não há fim para o nosso progresso, pois o próprio Deus está dentro de cada um de nós e Deus a cada momento transcende a sua própria realidade. “

Sri Chinmoy serve como guia espiritual para estudantes em cerca de mais de 60 países por todo o mundo, encorajando um estilo de vida equilibrado, que incorpora disciplinas interiores de oração e meditação com o dinamismo da vida contemporânea.

respiracao.jpgA vida de Sri Chinmoy era uma expressão da criatividade ilimitada. Sua vasta produção abrange os domínios da música, poesia, pintura, literatura e desporto. Suas contribuições em cada um desses campos é marcante e de grande alcance.

Sri Chinmoy frequentemente viajou por todo o mundo para oferecer concertos gratuitos, palestras e meditações públicas, para se reunir com seus alunos, e para conhecer e discutir espiritualidade com o mundo e líderes comunitários. A orientação espiritual, concertos, palestras e meditações públicas de Sri Chinmoy eram totalmente gratuitos.

Sri Chinmoy entrou em Mahasamadhi – o processo através do qual os Mestres místicos espirituais deixam o corpo, na manhã de 11 de Outubro de 2007.

Filosofia

Somos todos buscadores, e nosso objetivo é o mesmo: alcançar a paz interior, luz e alegria, para tornar-se inseparavelmente uno com a nossa Fonte, e ter uma vida cheia de verdadeira satisfação.

Para viver com alegria é viver a vida interior. Esta é a vida que leva à auto-realização. Auto-realização é a realização de Deus. Deus nada mais é que a Divindade que está profundamente dentro de cada um de nós, esperando para ser descoberto e revelado. Podemos também referir-nos a Deus como o Piloto Interior ou o Supremo. Mas não importa o termo que usamos, nós queremos dizer o Altíssimo dentro de nós, que é o objetivo final de nossa busca espiritual.

Uma pessoa espiritual deve ser uma pessoa normal, uma pessoa boa. A fim de chegar a Deus, uma pessoa espiritual tem de ser divinamente prática no seu dia-a-dia. Na praticidade divina, compartilhamos nossa riqueza interior. Sentimos a motivação divina por trás de cada ação e compartilhar o resultado com os outros. A espiritualidade não nega a vida exterior. A vida exterior deve ser a manifestação da vida divina dentro de nós.

~ Sri Chinmoy, The Wings of Joy

 

Partes de livros de Sri Chinmoy traduzidos para português, podem ser encontrados na Biblioteca.

 

Pode contactar para obter informação sobre próximos workshops e aulas gratuitas de Meditação.

 

Para mais informação por favor consulte:

 

Sugestão: pode usar o google para traduzir todas as páginas web, caso não seja perito com o Inglês.  : – )