Meditação guiada


Técnicas, exercícios e dicas para meditação guiada

 

“Por favor, olhe para a flor inteira por alguns segundos e, enquanto estiver se concentrando nela, tente sentir que você próprio é essa flor. Ao mesmo tempo, tente sentir que essa flor está crescendo dentro do seu coração – nas profundezas do seu coração.” – Sri Chinmoy

meditar guiada

Meditação guiada

 

Primeiro: por que meditar?

Independendemente de se tratar de uma meditação guiada ou um exercício mais tradicional, essa é uma pergunta fundamental se você chegou até aqui. Sri Chinmoy explica de uma forma muito bela um dos principais motivos para se aprender a meditar:

 

 

Se sentimos que estamos satisfeitos com o que temos e com o que somos, então não precisamos nos preocupar em meditar. A razão pela qual começamos a meditar é porque temos um anseio interior. Sentimos que dentro de nós existe algo luminoso, vasto, divino. Sentimos que precisamos disso desesperadamente, mas que no momento não temos como obtê-lo. Nosso anseio interior vem da nossa necessidade espiritual.

Sri Chinmoy

Meditação guiada: o que é?

Meditação guiada é quando usamos um estímulo externo contínuo como ferramenta para silenciar a mente. Com o silêncio da mente, o coração consegue operar, e, por consequência, há um despertar no ser humano. A meditação guiada é só uma das muitas formas de se alcançar esse estado meditativo.

 

A meditação guiada é o melhor tipo de meditação?

O melhor tipo de meditação depende de cada um – pode ser a meditação guiada, pode ser em silêncio, com música ou num ponto. A melhor forma para você meditar é aquela onde alcança um pouco de luz, um pouco de paz, um pouco de divindade. Com o passar do tempo, isso se acumulará e você se verá como uma pessoa renovada – cheia de satisfação genuína, felicidade para compartilhar e coragem para seguir sempre em frente. O caminho de meditar é uma estrada para guerreiros, soldados espirituais!

meditação conduzida
tipos de concentracao

Tipos de meditação guiada

São diversos tipos: podem ser imaginando qualidades, visualizando locais, sentindo o seu corpo, concentrando-se em sensações, etc. No final, o que importa é que a meditação guiada seja um instrumento para o seu auto descobrimento – iniciando pela descoberta de silenciar a mente e ouvir o seu coração espiritual – que é onde mora a alma – que é onde reside a nossa missão na Terra.

 

Vantagens e desvantagens da meditação guiada

Quando fazemos um exercício conduzido de meditação, podemos descansar a parte ativa da nossa mente. Tentamos seguir o fluxo da técnica de meditação guiada que nos é oferecido. Assim, não precisamos nos preocupar com mais nada, e a técnica pode surtir efeito porque nossa mente fica mais receptiva.

Já a desvantagem fica por conta de que precisaremos desse estímulo sempre que formos tentar uma meditação guiada. Seja um praticante, um aparelho de mp3/ipod, um vídeo online, uma gravação da internet, etc, seremos dependentes desse auxílio. Por isso, costumo recomendar para os iniciantes que comecem a meditar usando outras técnicas diariamente. A meditação guiada você pode usar quando quiser variar um pouco.

Fazendo as técnicas mais tradicionais de meditação, você pode se acostumar a silenciar a sua mente utilizando a sua própria força de vontade. Isso será uma conquista inestimável.

Vídeo de meditação guiada – meditar no coração

A primeira parte é uma meditação guiada, e a segunda mostra Sri Chinmoy em meditação profunda. Observando a imagem em meditação facilitará que você mesmo entre na sua própria meditação. Download

Play video

 

 

 

Meditação no sol

Basta manter silêncio, observar o sol e, quando Sri Chinmoy estiver entoando os mantras, eles nos ajudarão a ficar num estado meditativo. Tente ouvir os mantras e observar o Sol com os ouvidos e olhos do coração. A meditação não acontece na mente.

Play video

 

 

tecnicas de meditacao guiada

Exercícios e técnicas de meditação guiada

 

Aqui deixamos alguns exercícios de meditação guiada para vocês tentarem fazer em casa. Algumas dicas:

  • Tenha um lugar só para meditar (pode ser um canto do seu quarto)
  • Esteja limpo e não coma antes de meditar
  • O melhor horário para começar é até as 6h da manhã
  • Mantenha os olhos semi-abertos, focados num ponto, numa flor, etc

 

Do livro 101 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy:

 

Uma chama no seu coração: Gentilmente, imagine dentro do seu coração, uma chama. Nesse momento talvez, a chama seja pequena e instável; não é uma chama poderosa. Mas uma dia, ela definitivamente se tornará muito poderosa e iluminadora. Então, todo dia, antes de orar e meditar, tente imaginar uma chama dentro do seu coração, uma chama flamejante. E por favor, tente imaginar que essa chama está iluminando a sua mente. Você não pode se concentrar satisfatoriamente porque a mente não está focada. A mente está constantemente pensando em muitas coisas. Ela se tornou uma vítima de muitos pensamentos indesejáveis. A mente não tem iluminação apropriada, então, imagine uma bela chama dentro do seu coração, iluminando você. Traga essa chama iluminadora para dentro de sua mente. Então você gradualmente verá um flash de luz dentro dela. Quando a sua mente começa a se tornar iluminada, é muito, muito fácil se concentrar por muito tempo e também, mais profundamente.

 

 

Tão puro como uma flor: Por favor, olhe para a flor inteira por alguns segundos e, enquanto estiver se concentrando nela, tente sentir que você próprio é essa flor. Ao mesmo tempo, tente sentir que essa flor está crescendo dentro do seu coração – nas profundezas do seu coração.

Então, tente se concentrar em uma pétala em particular da flor. Sinta que essa pétala que você selecionou é a forma-semente da sua existência-realidade. Após alguns minutos, concentre-se na flor toda novamente, e sinta que ela é a Realidade Universal. Dessa maneira, vá e volte, concentre-se primeiro na pétala – a forma-semente da sua realidade – e então na flor por inteiro – a Realidade Universal.

Enquanto estiver fazendo isso, por favor, não permita que nenhum pensamento entre na sua mente. Tente fazer sua mente absolutamente calma, quieta e tranqüila. E também, gentilmente, mantenha os seus olhos meio abertos.

Após algum tempo, por favor, feche seus olhos e tente ver a flor na qual você esteve se concentrando, dentro do seu coração. Então, da mesma maneira que você se concentrou na flor física em sua mão, calmamente concentre-se na flor dentro do seu coração, com os olhos fechados.

Uma flor significa pureza. Tente sentir que seu coração se tornou tão puro quanto a flor.

 

 

Crescendo no alento de Deus: Concentre-se em sua divindade interior. Tente sempre sentir que você está seguro quando está com Deus, com a divindade. Deixe que Deus e as qualidades divinas dentro de você, ajam contra as suas qualidades humanas, não divinas. Quando repetir a palavra ‘Deus’, por favor, tente sentir o seu verdadeiro amor por Ele. Quando estiver se concentrando, sinta que está realmente crescendo em Deus, no verdadeiro alento de Deus. Então a sua concentração será capaz de fazer alguma coisa por você.

 

Tornando-se a testemunha: Primeiro tente focar a sua atenção num objeto em particular, então você entra nele e depois, vai além dele. Após isso, você volta a si próprio e se torna a testemunha ou Sakshapurusha. Isso é concentração verdadeira. É o segredo da meditação. Se você souber isso, poderá se concentrar mais efetivamente.

 

Atravessar o objeto: Tome uma idéia e tente fazê-la real. Coloque-a na parede, na altura dos seus olhos. Se for muito difícil usar uma idéia, pegue algum objeto material e coloque-o na parede. Mantenha seus olhos abertos. É sempre melhor se concentrar com os olhos abertos. Olhe para o objeto e comece a se concentrar. Agora, entre no objeto. Você tem que colocar toda a sua atenção e atravessar o objeto para o outro lado. Quando tiver ido para o outro lado, de lá, comece a se concentrar. Você está lá e seu corpo está aqui. Você começa a se concentrar do outro lado e, de lá, olha para o seu próprio corpo.

 

 

 

Sete mundos superiores: Enquanto inspirar, em cada respiração tente repetir ‘Supremo’ sete vezes, lentamente e de novo sete vezes, enquanto expirar. Dentro de você há sete mundos superiores e sete mundos inferiores. Quando repetir ‘Supremo’ ao inspirar, sinta que está acessando os sete mundos superiores dentro de você. Uma vez alcançados os sete mundos superiores, sentirá um sólido poder. Quando expirar, pense nos sete mundos inferiores dentro de você e tente jogar a força dos mundos superiores dentro dos mundos inferiores. Acumule tudo nos mundos superiores e então, enquanto diz ‘Supremo’, ‘Supremo’, ‘Supremo’… quando expirar, entre nos mundos inferiores com paz, luz e felicidade, para purificá-los.

 

 

 

Repetindo qualidades divinas: Por favor, interiormente repita a palavra ‘amor, amor, amor’, muito devotadamente. Enquanto pronuncia ‘amor’ com toda a alma, por favor, tente sentir que essa palavra está reverberando nas profundezas do seu coração: ‘amor, amor, amor’.

Se você preferir o conceito de paz, paz divina, então por favor, cante a palavra ‘paz’ interiormente ou repita-a para si próprio. Tente ouvir o som, o som cósmico que incorpora essa palavra. A palavra ‘paz’ será um som-semente reverberando bem fundo no seu coração. Se você quiser luz, por favor repita a palavra ‘luz, luz, luz’. Enquanto pronuncia a palavra, cantando ou repetindo-a com toda a alma, por favor, sinta que você se tornou essa palavra ou qualidade divina. Sinta que a sua verdadeira existência, da sola dos seus pés ao alto de sua cabeça, se torna o amor ou a qualidade que estiver repetindo. Todos os seus nervos, seu corpo sutil, seu corpo físico, tudo, tudo está inundado de amor. A qualidade tem esse poder mágico. Amor, paz, luz, deleite: você escolhe a qualidade divina que quer incorporar e se tornar.

 

Repita ‘Aum’ ou ‘Supremo’: Se não puder entrar na sua mais profunda meditação porque a sua mente está agitada, essa é uma oportunidade para utilizar um mantra. Você pode repetir ‘Supremo’ ou ‘Aum’ ou ‘Deus’ por alguns minutos.

Meditações guiadas

Se quiser aprender mais meditações guiadas, acesse a nossa página irmã de técnicas ou exercícios com qualidades. Técnicas de concentração e purificação.