Guia de meditação – 1 – uma viagem de autodescoberta

Índice do guia de meditação online:

1 – Autodescoberta   |   2- Focar a mente   |   3 – Meditar no coração   |   4 – Vida meditativa

spring121

 

Life is the traveler.

The soul is the guide.

 

A vida é o viajante

A alma é o guia.

Sri Chinmoy

 

Prologo

Desde tempos imemoriais, a humanidade olha para o céu ou para o seu interior e coloca as questões:

quem sou eu? Ou porque é que estou aqui?

Este Curso de Meditação está desenhado para lhe ensinar as técnicas que necessita para encontrar as respostas a estas questões. Através de uma série de exercícios simples, que demoram apenas alguns minutos por dia, vai descobrir a chave para abrir os mistérios escondidos da vida, e o potencial que está dentro de cada um de nós.

Este curso foi desenhado por alunos de Sri Chinmoy, um mestre espiritual contemporâneo cuja vida e ensinamentos são a inspiração por detrás deste curso. As técnicas que vai aprender, são as mesmas técnicas usadas para ensinar milhares de pessoas, em aulas de meditação em todo o mundo. Da nossa experiência, podemos assegurar que se praticar estas técnicas diariamente, a meditação vai modificar e enriquecer a sua vida para além da sua imaginação.

Algumas das vantagens da meditação que vai beneficiar são:

Melhoria da saúde física – Stresse, tensão e emoções negativas, silenciosamente provocam erosão na sua vida. À medida que diminui essas influências negativas através da meditação, vai experimentar um profundo efeito positivo na sua saúde física, através do aumento da vitalidade e um maior sentido de bem estar.

Melhor sono – Meditação vai ter um efeito positivo na qualidade e quantidade do seu sono. À medida que a sua mente fica mais calma através da prática da meditação, vai adormecer mais facilmente e dormir com mais qualidade.

Felicidade – Tendemos a procurar a felicidade fora de nós – o que somos, o que possuímos, com quem estamos – mas a meditação ajuda-nos a realizar que a felicidade real e duradoura, é uma experiência que flui do interior e existe independentemente das nossas circunstancias exteriores.

Melhores decisões – Em toda a história do mundo, cada um de nós é único, e temos um caminho especial para seguir na vida. No silêncio e tranquilidade da meditação, vamos conseguir perceber mais claramente uma voz interior calma e silenciosa, que nos pode guiar com segurança através do caminho da vida. Ao trazer-nos mais próximo ao propósito da nossa vida, a meditação liberta-nos para sermos unicamente e verdadeiramente nós próprios.

Crescimento espiritual – No núcleo da nossa existência vive um ser de grande beleza, sabedoria e deleite. Este ser é nada menos nada mais o seu próprio “eu” “superior.” Através da meditação vamos crescer neste “eu” “superior”, e toda a sua riqueza interior será nossa para a usarmos diariamente.

Paz interior proporciona paz exterior – Tudo inicia interiormente! À medida que desenvolvemos mais paz interior através da prática da meditação, a vida exterior será também mais pacífica. Pequenas coisas começam a acontecer, à medida que a vida exterior é tocada pela fragrância em expansão, da sua vida interior: os problemas desaparecem ou são resolvidos mais facilmente; a relação com as pessoas fica mais profunda e com mais significância; desenvolve-se novas e maiores capacidades exteriores. Prepara-se para embarcar numa viajem de auto-descoberta em direcção a uma vida mais saudável, feliz e preenchida que deseja e merece.

 

What lies behind us

And what lies before us

Are tiny matters compared to

What lies within us

 

O que está para trás

E o que está à nossa frente

São pequenas questões comparadas

Com o que está dentro de nós.

OLIVER WENDELL HOLMES

 

Introdução

 

Your own sincere search

For yourself

Will become a synonym

For perfection-happiness.

 

A sua procura sincera

De si próprio

Vai-se transformar num sinónimo

De felicidade e perfeição

SRI CHINMOY

 

Uma viagem de auto-descoberta

Cada um de nós inicia a meditação com uma meta pessoal – um desejo de nos conhecermos melhor, um anseio de ficarmos mais pacíficos, ou simplesmente uma vontade de controlar melhor a vida. Independentemente da meta, e de onde nos encontramos agora, é importante ter em mente que a meditação é uma viajem contínua. Tal como uma flor abre para o sol, através da meditação podemos observar o nosso potencial infinito desabrochar, a flor da vida numa maior felicidade, e o nosso ser emanar paz e satisfação duradoura. Isto é a jornada de auto descoberta. Muitos outros aspirantes percorreram este caminho antes do nós, alguns viajando até às fronteiras mais longínquas da auto-percepção. Estes viajantes interiores são os mestres espirituais, místicos e reveladores do caminho que aparecem em todas as épocas para guiar e inspirar a humanidade. Tal como excelentes escaladores que chegaram aos picos mais altos das montanhas, eles voltam para nos guiar de forma rápida e segura aos nossos próprios picos mais altos.

Sri Chinmoy é um desses guias, um mestre espiritual que explorou os mais longínquos lugares da consciência. Através da literatura, arte, música, e o profundo silêncio da meditação, ele partilha as suas experiências de mundos superiores de beleza e deleite – mundos que existem dentro de cada um de nós. A experiência interior de Sri Chinmoy, e os seus ensinamentos sobre essas experiências, formam as bases deste curso.

 

Como é que funciona este guia de ajuda ao curso de meditação?

Este guia de ajuda está preparado para o ajudar nas sessões semanais do curso de meditação. Espere passar cerca de 10 minutos meditando diariamente e de 15 a 20 minutos a ler diariamente. Cada sessão semanal consiste de várias secções, incluindo:

Objectivos: no início de cada semana vamos sumariar os conceitos e técnicas chave que vamos aprender semanalmente.

Notas: Vamos recapitular a semana anterior e aprofundar o que vamos aprender na semana seguinte.

Leituras: serão entregues vários curtos capítulos para ler do texto principal do livro Meditação de Sri Chinmoy. Cada semana as leituras recomendadas vão clarificar os seus entendimentos de meditação. As leituras são um dos aspectos mais importantes deste guia, pelo que se sugere que se leiam atentamente antes dos exercícios semanais. Também é capaz de querer rever as leituras depois dos exercícios, de forma a ajudar a assimilar a sua experiência com a meditação.

Exercícios : cada semana vão estar disponíveis um conjunto de exercícios de meditação recomendados para experimentar, bem como exercícios opcionais caso se sinta inspirado para os explorar mais.

Se tentar um exercício e não fizer muito por si, nenhum problema. Diferentes exercícios funcionam melhor para diferentes pessoas; por esse motivo são oferecidos vários exercícios. É com cada um procurar os exercícios que melhor funcionam e depois praticar, praticar, praticar!! 🙂

 

Determination can change your mind.

Determination can change your heart.

Determination can change your life altogether.

 

Determinação pode mudar a sua mente.

Determinação pode mudar o seu coração.

Determinação pode mudar toda a sua vida.

SRI CHINMOY

 

Diário de meditação – à medida que se praticam os exercícios durante a semana, podemos apontar que exercícios praticamos. O jornal tem espaço para registar que técnicas foram praticadas, quanto tempo foram praticadas, e que comentários sobre qualquer experiência durante a meditação. Porquê um diário? Bem, tal como a história da lebre e da tartaruga, com a meditação é devagar mas sem parar que se ganha a corrida. Isto significa que numa base diária podemo-nos aperceber das mudanças que a meditação está a realizar na nossa vida. Assim, podemos facilmente olhar para trás no diário de meditação, e verificar quanto progresso foi realizado desde que iniciou o curso. Por favor utilize o diário, pois este é uma importante parte da sua prática diária! 🙂

Sumário – no final da semana vamos sumariar os principais pontos abordados durante a semana. Se algo não está claro, é uma oportunidade para voltar a ler as secções chave no livro meditação, ou tentar o exercício novamente.

 

Onde encontrar ajuda?

È muito recomendado que adquira o livro de Meditação de Sri Chinmoy, pois que este curso inclui exercícios que se encontram disponíveis no livro. No entanto, e apesar do livro sobre meditação de Sri Chinmoy responder muitas questões, é inevitável que tenha questões acerca das suas experiências únicas. Quando isso acontecer basta colocar questões ao seu professor, na próxima aula de meditação ou simplesmente ligando.

Paz interior é o seu direito de nascença, e encontrar esta paz interior é a chave para estabelecer uma paz duradoura no mundo. É por isso que estamos muito gratos em que utilize o seu tempo, para que a meditação faça parte da sua vida frequentando o curso de meditação.

 

There shall came a time when this world of ours will be flooded with peace.

Who will bring about this radical change?

It will be you – you and your sisters and brothers.

You and your oneness-heart will spread peace

Throughout the length and breadth of the world.

 

Virá um tempo em que este mundo estará inundado de paz.

Quem vai trazer essa mudança?

Será você, você e seus irmãos e irmãs.

Você e o seu coração de união vai espalhar a paz

Através de todo o mundo

Sri Chinmoy

 

 

 

 

Começar a meditar!

 

Your mind has a flood of questions.

There is but one teacher who can answer them.

Who is that teacher?

Your silence-loving heart.

 

A sua mente tem uma inundação de perguntas.

Mas há um professor que as pode responder.

Quem é esse professor?

O seu coração de amor e silêncio.

Sri Chinmoy

 

Metas

Nesta primeira semana vai ser capaz de:

  • – Iniciar com o ABC da meditação – o quê, onde, como, e quando.
  • – Aprender o que a meditação é e o que não é no livro Meditação.
  • – Estabelecer uma prática regular e diária de meditação. As palavras chave são regular e diária.
  • – Praticar as bases da concentração e respiração meditativa.

 

Notas

Faça um compromisso consigo próprio.

Como muitas pessoas, você quer uma vida melhor. Mas ao contrário de muitos outros, você faz algo por isso. Realizou a decisão mais importante de todas – auto-aperfeiçoamento – e agora está a prosseguir na sua decisão com o curso de meditação. Mas meditar bem, como correr uma maratona, é uma habilidade que é adquirida com prática, paciência e empenho. Já deu o primeiro paço ao frequentar o curso, mas para atingir o seu objectivo existem muitos mais passos para dar. Por isso é que a lição mais importante a aprender acerca da meditação é a importância da pratica regular, pontual e diária. Assim, procure encontrar algo sobre a meditação que o motive – aprender, crescimento, felicidade, etc. – e empenhe-se a seguir cada dia na sua decisão de se transformar na pessoas dos seus sonhos.

Para o ajudar a manter-se motivado, tire um momento agora para reflectir nas suas razões para iniciar o curso de meditação. Que qualidades está à procura? O que é que pretende mudar na sua vida? Que tipo de pessoa gostaria de se tornar? Escreva num papel as respostas a estas questões, e guarde-as onde as possa consultar frequentemente. Isto vai proporcionar inspiração para continuar a sua prática da meditação.

 

Concerning all acts of initiative and creation,

there is one elementary truth –

That the moment one definitely commits oneself,

Then providence moves, too.

 

Relativamente a todos os actos de iniciativa e criação,

existe uma verdade elementar –

O momento que um indivíduo se empenha decididamente,

A providência também se move.

Johann Wolfgang Von Goethe

 

Seis passos para meditar com sucesso

Existem várias questões chave que pode fazer, que vão aumentar significativamente a sua capacidade para meditar. Podem parecer inicialmente insignificantes, mas recorde que a meditação pretende cultivar as partes mais subtis e superiores do seu ser. Verifique-o na prática – em conjunto estes seus passos vão fazer uma grande diferença. Por favor experimente-as! 🙂

 

1º Passo – Encontre um lugar especial

É importante encontrar um local especial que é usado somente para a meditação. Se tem um quarto extra, excelente, mas é perfeitamente aceitável disponibilizar um canto do seu quarto. Este será o seu espaço sagrado para a sua auto-descoberta, pelo que o pode tornar o mais inspirador possível.

  • – cubra uma mesa baixa com um pano limpo e branco (ou outra cor clara que entenda ser inspiradora para si)
  • – coloque uma vela na mesa, e um vaso ou recipiente com flores frescas, se possível.
  • – pode querer comprar incenso e um suporte para o mesmo.

Em conjunto, todos estes itens vão ajudar a criar uma atmosfera propícia a meditar.

 

2º Passo – Preparar-se fisicamente

A sua viagem espiritual decorre no seu corpo e através do seu corpo. Logo é importante algumas sugestões para se preparar para meditar:

– tome um duche antes de meditar. Se não é possível tomar um duche, lave as mãos e a cara.

– Tire os sapatos antes de meditar. Os seus pés também merecem um descanso! 🙂

 

3º Passo – sente-se relaxado, sente-se direito

Não há necessidade nenhuma de se sentar numa posição especial de yogi para meditar. Se conseguir sentar confortavelmente numa almofada no chão, pode ser o melhor. Caso contrário uma cadeira pode servir. O mais importante é estar quieto e relaxado, manter as costas direitas, e ter uma flor e vela próximo do nível do seu olhar. Muitas vezes as pessoas perguntam se é correcto meditar deitadas. Não recomendamos a não ser que esteja mais interessado em dormir do que meditar! 🙂

 

4º Passo – devagar se vai ao longe

No início, 5 ou 10 minutos de meditação por dia é suficiente. Pode-se sentir tentado a fazer mais, mas é aconselhável devagar mas sem parar. Meditação é como um músculo interior que estamos a desenvolver e fortalecer devagar mas com determinação. Se exageramos no estímulo, no esforço num qualquer músculo do corpo, este fica doloroso e cansado; se meditarmos por mais de 10 minutos e sentirmos tensão na cabeça ou temos uma dor de cabeça, podemos verificar que fomos para além da nossa capacidade. À medida que a sua prática de meditação matura, o tempo que vai conseguir despender na meditação vai aumentar, bem como a qualidade da sua meditação vai aprofundar.

 

5º Passo – Escolher o tempo apropriado

Maça uma marcação, um compromisso, consigo próprio, e pratique sempre à mesma hora todos os dias. Tal como alimenta o seu corpo físico várias vezes por dia a determinadas horas, veja a meditação como sendo algo que alimenta a sua vida interior, que tem um tempo especial todos os dias para os seus exercícios de meditação.

O melhor momento para meditar é de manhã cedo, antes de entrar nas suas actividades diárias. Desta forma, a paz que obtém da sua meditação vai acompanhá-lo o resto do dia. Se sente que não consegue disponibilizar 10 minutos logo de manhã, por favor levante-se 10 minutos mais cedo e medite nessa altura. O aumento de energia e bem estar que vai sentir da sua meditação, vai mais do que compensar os 10 minutos de sono perdidos.

 

If by giving up small pleasures,

great happiness is to be found,

the wise should give up small pleasures,

seeing the prospect of great happiness.

 

Se ao abandonar pequenos prazeres,

grande felicidade é encontrada,

o sábio deve abandonar os pequenos prazeres,

vendo a possibilidade de grande felicidade.

– The Buddha

 

Muitas pessoas também gostam de meditar uns minutos quando chegam a casa depois do trabalho, para ajudar a limpar o stresse do dia. Também pode querer meditar antes ir dormir. Este hábito vai ajudar a dormir melhor e mais profundamente.

Sugerimos que não marque o tempo da sua meditação logo a seguir a uma grande refeição. Tal como um pássaro, o seu ser interior vai tentar voar alto, mas o seu corpo vai estar a pesar e a puxá-lo para baixo. Assim, por favor espere uma hora ou duas após a refeição para meditar.

Por outro lado, a sua meditação não será muito eficiente se estiver com fome. Se a sua hora de meditação se estiver a aproximar e estiver com fome, a melhor coisa a fazer é beber um sumo ou comer uma peça de fruta; a ideia é comer somente o suficiente para que o sentimento de fome desapareça.

Quer escolha adaptar estas recomendações ao seu estilo de vida, ou adaptar o seu estilo de vida a estas recomendações, a coisa mais importante é a prática regular diária, sempre à mesma hora. Se conseguir estabelecer uma rotina regular com a sua meditação, às medida que a hora estabelecida para a meditação se aproxima, o seu ser interior vai dizer-lhe para não se esquecer de o alimentar hoje! 🙂

 

6º Passo – O poder da Música

No curso de meditação é-lhe oferecido música gratuita para meditação de Sri Chinmoy. Pode encontrar mais música disponível em www.radiosrichinmoy.org . Esta música tranquila vai criar uma atmosfera meditativa e aumentar significativamente a qualidade da sua meditação. Por favor escute-a durante os exercícios; simplesmente ouvindo a absorvendo a consciência de paz que a música contém, pois esta vai ajudar a sentir a profunda tranquilidade da meditação.

 

Meditate daily,

soulfully and self-givingly.

No dream of yours

Will ever remain unfulfiled.

– Sri Chinmoy

 

Leituras

Por favor leia os capítulos 1 a 3 do livro Meditação de Sri Chinmoy.

Tenha especial atenção a algumas técnicas básicas do capítulo 2, nas páginas 22 à 26, e ainda nas páginas 30 à 35, do capítulo 3 no livro Meditação.

 

Exercícios

Por favor mantenha a sua prática simples e concentrada, em um ou dois exercícios básicos durante as próximas sessões de meditação. Com prática regular, as qualidades que imagina inicialmente vão-se transformar em realidade. Vai começar a sentir mais paz, maior percepção e mais tranquilo na sua meditação e durante o dia.

Trabalhe com estes exercícios simples até se sentir familiar com eles. No início pode parecer como uma luta, mas não se deixe desanimar!! 😉 Tal como quando aprende a andar de bicicleta, está destinado a cair algumas vezes no início. Mas com prática regular, dentro de pouco tempo vai ser capaz de meditar facilmente.

 

Exercícios recomendados

Capítulo 3 – exercícios 1 a 4 nas páginas 32 a 36 do livro meditação.

Certifique-se que não é perturbado, sente-se confortavelmente com as costas direitas no seu lugar destinado à meditação. Acenda uma vela e algum incenso e escute a música suave do cd de meditação.

Tente sentir que nestes breves minutos, entrou num espaço sagrado, onde as preocupações e ansiedades não entram.

Durante 2 minutos por favor pratique o exercício de respiração 1.

Depois, durante 5 minutos, por favor pratique o exercício 2, em que se vai concentrar em transformar a sua respiração o mais calma e delicada possível. Deixe que o ar inspirado e expirado pelo nariz se transforme na sua única realidade; sinta que nada mais é importante ou sequer existe. Toda a sua atenção deve ser absorvida na sua respiração lenta e calma – deixe que tudo o restodesapareça.

À medida que a sua respiração acalma, vai repara que a sua mente fica quieta, e um sentimento de tranquilidade e paz envolve todo o seu ser.

Por favor vá agora até ao exercício 3. Durante 5 minutos respire as qualidades de paz e alegria, pureza e poder. Se desejar expire as qualidades opostas.

Termine a sua meditação respirando energia cósmica, tal como descrita no exercício 4.

Lembre-se de registar os seus apontamentos no seu diário de meditação!! 🙂

 

Do you want to be happy?

Then make your life as soulfully simples

As sleeplessly breathing.

 

Quer ser feliz?

Então faça sua vida o mais simples possível

Como respirar tranquilamente.

– Sri Chinmoy

 

Exercícios opcionais

À medida que as sessões avançam, pode querer acrescentar estes exercícios antes dos exercícios de respiração recomendados.

Capítulo 3, exercícios 5 a 7 (10 a 15 minutos)

Se se sentir confortável com o seu progresso com os exercícios recomendados, pode explorar um pouco mais com os exercícios 5 a 7.

 

Sumário

Durante estas sessões iniciais vai conseguir:

Estabelecer um local especial para a Meditação.

Ler os capítulos 1 a 3 do livro Meditação.

Praticar os exercícios de meditação recomendados, pelo menos durante 10 minutos diariamente,

preferencialmente à mesma hora do dia.

Registe no seu diário as suas experiências de cada sessão realizada.

guia de meditação